partilhar
RODRIGO DA CUNHA
Desenhado por: Joana Pena da Costa
O desafio inicial deste projeto consistiu em devolver-lhe a sua autonomia; tratava-se de um apartamento que tinha sido, duas décadas antes, absorvido pelos anteriores proprietários do apartamento vizinho, transformando dois apartamentos num único. Era necessário resolver o apartamento e as divisões que lhe foram retiradas, nomeadamente os espaços de receção, sala e cozinha.
As premissas do Cliente passavam por duas necessidades: a separação das áreas privadas e sociais do apartamento, e uma relação fluída nos espaços comuns à família – cozinha, sala de refeições e sala de estar, originalmente escuros e muito compartimentados.
Resolvido o lado privado da casa, cuja planta original permitia recuperar, pensou-se no lado social de forma única, sem grandes transições nem compartimentações, recorrendo ao uso de uma partição em vidro e ferro forjado que permite o fecho em situações pontuais. A cozinha e a zona de refeições abrem para a sala e através dos acabamentos sente-se o espaço como um só. O pavimento em pedra natural e as carpintarias em nogueira conjugam-se e transformam o ambiente de forma contemporânea e acolhedora.
207 votos obtidos